Back

Encontro prepara agentes públicos contra remédio falso

$chapeu_da_noticia.getData()

Encontro prepara agentes públicos contra remédio falso

Por: ASCOM
Publicado: 09/11/2009 02:00
Última Modificação: 25/06/2015 11:23
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

Encontro prepara agentes públicos contra remédio falso Começou nesta segunda-feira (9), em Brasília, o 1º workshop de “Combate aos medicamentos irregulares”. O objetivo do encontro é capacitar os técnicos que atuam no combate a medicamentos irregulares para que eles possam, por exemplo, saber como identificar produtos ilegais.
 
De acordo com o diretor-presidente, que abriu o evento, o crime de pirataria de remédio não é peculiaridade do Brasil. “Dependendo da extensão do país, a situação melhora, mas esse é um problema no mundo todo”, disse. Conforme Raposo, o ponto de atenção deve ser o usuário no varejo, pois é nestes locais que o consumidor pode adquirir e se tornar uma vítima de um medicamento irregular. “É preciso que cada um que está aqui denuncie e informe irregularidades à vigilância. Saiam daqui e passe essas informações adiante. Medicamento é coisa séria, e podemos, juntos, fazer o país melhorar nessa área”, concluiu o diretor-presidente.

A secretária-executiva substituta do Ministério da Justiça Ana Lúcia Gomes afirmou em sua exposição que “o fenômeno da Pirataria é um crime aceito, mas quando se fala em medicamentos as pessoas se preocupam”. “A sociedade tem que entender que a mesma pessoa que pirateia um CD é a mesma que coloca a vida de outras pessoas em risco pirateando remédio para câncer e Aids”, lembrou ela.

Além da parte teórica que será ministrada durante todo o dia hoje, os participantes terão treinamentos práticos amanhã, onde poderão aprender a diferenciar um medicamento falsificado de um original, por exemplo.

Confira a programação completa

Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa